Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Índios participam de encontro sobre Políticas Indígenas

Índios participam de encontro sobre Políticas Indígenas em Ji-Paraná, RO

Conferência foi realizada na aldeia Ikolen durante três dias. Encontros são feitos para propor melhoria dos direitos dos povos.
Dezenas de indígenas participaram, durante três dias, de um encontro para debater sobre a política do grupo em Ji-Paraná (RO), município distante 370 quilômetros de Porto Velho. A 1ª Conferência Regional de Políticas Indígenas foi realizada na aldeia Ikolen. Durante o encontro, os índios puderam avaliar o que já está previsto pela Constituição Federal e também fazer novas propostas para melhoria dos direitos do povo.
A conferência é feita em Rondônia em cinco etapas, sendo que estas acontecem em aldeias de Cacoal, Alvorada do Oeste, Ji-Paraná , Espigão D'Oeste e Guajará-Mirim. Neste ano mais de 54 etnias foram convidados para apresentar as propostas de melhorias.
Nas etapas locais, a participação de todos os povos indígenas é direta nas discussões e nelas são escolhidos os representantes para a fase regional. Já na fase estadual, uma nova eleição acontece e elege os novos representantes para a fase nacional do evento.
Em Ji-Paraná, o coordenador estadual da Conferência Nacional de Políticas Indigenistas, Vicente Batista, afirma que esta é uma conquista do movimento indígena nacional junto ao Governo Federal. “É o momento dos povos indígenas. Por isto as conferências foram realizadas nas aldeias”, explica.
Para comemorar o debate e as propostas apresentadas, os índios realizaram danças e também um ritual que não era feito desde 2007. A indígena Matilde Gavião acredita que o encontro foi uma grande vitória para o povo. "É um momento  oportuno para nós, para opinar e acompanhar os novos processos. Com isso poderemos discutir juntos sobre a importância da valorização da cultura das terras", afirma.
O procurador federal, Casio Cunha de Almeida, assessorou toda a discussão. Para ele, esta é uma maneira de amenizar a grande dificuldade que os indígenas têm de concretizar o direito à consulta.  "É um direito garantido, por força de um tratado internacional, que aos povos indígenas a consulta de todas as ações que impactem a vida, a maneira de ser e a cultura deles", aponta.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

3 comentários: